TRAJES
Dinastia Tang: 618 - 907
O Império Tang tem seu apogeu no intercâmbio políticos, ecônomicos e cultural com o exterior. Os trajes são frequentemente inspirados na India e no Iran. O vestido da Imperatriz tem um estilo distinto e gracioso e as roupas das damas da corte, um estilo aberto e romantico. As mangas são predominantemente largas.
Dinastia Song : 960 - 1279
As vestimentas da Dinastia Song tem um estilo conservador e simples e se classificam em três categorias: trajes oficiais para a Imperatriz e concubinas, trajes de cerimônias utilizados pelo povo e trajes do dia-a-dia.
Aa roupas das grandes damas compreendem chemisier, tunica curta, jaqueta, colete, saia, vestido e casaco, decorados freqüentemente com desenhos de flores. O traje das mulheres tem a parte superior coberta por um colete e a parte inferior composta por uma saia, apresentando bordados no colarinho e na parte anterior.
As roupas de uso diário para os homens se compõe de dois modelos: a túnica de mangas largas e a túnica justa, com mangas justas. Os funcionarios usam túnicas de cetim, e os outros a de tecido estofado branco.
As vestimentas do Imperador se compõem de uma série de trajes para diversas cerimônias e circunstâncias.
Dinastia Yuan: 1271 - 1368
Os trajes herdam modelos da nacionalidade Han, conservando a particularidade das roupas nacionais mongóis. As vestimentas das mulheres nobres são diferentes das usadas pelas mulheres do povo. As nobres (mongóis na maior parte) vestem freqüentemente peles de estilo mongol, equanto que as do povo usam trajes de estilo Han composto de casaco e saia.
O vestido de caça para mulheres é exotico, com peles nas cores vermelhas, amarela, verde, marrom, púrpura e dourado.
Dinastia Ming: 1368 - 1644
São brilhantes e de cores vivas, e os botões que substituem são feitos de fitas há 1000 anos, colocados na parte interior dos vestidos.
A proporção entre a parte superior e a inferior muda e o casaco se torna bem mais longo (mais de 1 m), cobrindo a saia, que tem as suas pregas multiplicadas.
As mulheres costumam usar uma espécie de echarpe tão bela quanto o raio violeta do nascer do sol, chamada Xia Pei. Com mais de 10cm de largura e quase 2m de comprimento, na sua ponta existem pingentes de jade e ouro. As echarpes decoradas com desenhos diversos marcam as diferentes classes das grandes damas.
Na parte interna dos vestidos são pendurados pequenos objetos de decoração feitos de materiais preciosos: jade, ouro, pérolas, etc.
Dinastia Qing: 1644 - 1911
Seus dirigentes são compostos principalmente de Manchus, cuja influência atinge muito o interior da China.
O estilo de suas roupas dá um grande impulso à mudança dos trajes tradicionais dos Han. As vestimentas são mais apertadas, as mangas mais curtas e estreitas, facilitando sua confecção e proporcionando maior conforto.
As roupas das mulheres se dividem em três categorias: oficiais, de cerimônia e de uso diario. Os modelos e a maneira de vestir são rigorosamente definidos por lei.
Os trajes dos homens são compostos principalmente pela tunica e jaqueta de mandarim, tendo o final da manga em forma de casco de cavalo.
O Imperio Qing tem 4 uniformes que são trajes de cerimônia, de uso diário, de chuva e de viagem. A jaqueta de mandarim é uniforme de viagem e também militar. Existe também uma jaqueta amarela, que é o traje da mais alta honra (dado como recompensa ao súdito).
Com estilo majestoso e variado, o traje do Imperador compreende a túnica da corte, de cerimônia (com desenhos de dragões), a roupa de todos os dias e a de viagem. A única túnica bordada com dragões apresenta neste desfile é um traje de cerimônia.
As vestimentas usadas pela Imperatriz viúva e concubinas têm bordados com dragões e os caracteres felicidade e longevidade. O vestido de princesa tem fendas laterais e é usado pelas mulheres manchus. Os sapatos são de salto alto, em forma de pote.
Segundo os documentos , o vestido imperial deve ser bordado com 9 dragões (os chineses consideram o 9 o maior dos numeros), porém podemos perceber apenas 8, uma vez que o 9º dragão é o próprio Imperador.
Fonte: Desfile de Trajes FAAP
Nenhum comentário:
Postar um comentário