sábado, 19 de fevereiro de 2011

Histórico do Templo Shao Lin


O imperador Xiaowen (da última dinastia Wei) foi o responsável pela construção do templo, situado entre as montanhas Songshan na província de Honan (o Templo de Shao Lin), fundado no século V em 495 a.C. (a primeira escola de budismo da China). Apesar disso, várias centenas de anos se passaram até que o budismo lá se instalasse.
Prajnatara, 27º patriarca do budismo percebeu que Batuo, primeiro monge budista a chegar da Índia na China, dera ênfase demasiada a prática de rituais que nada tinham haver com a salvação da alma, essência do budismo. Por isso mandou seu discípulo e sucessor Bodhidharma, o 28º patriarca do budismo para a China, a fim de difundir os “verdadeiros” princípios do budismo, que tinha a ver com a meditação e a autodisciplina.
Após viajar pelas perigosas montanhas do Himalaia, Bodhidharma foi recusado no templo pelo abade Batuo, por ciúme da elevada posição de Bodhidharma na hierarquia budista, e pelos seus diferentes modos de interpretação do budismo. Bodhidharma sentou na posição de “Lótus” (pernas cruzadas) e meditou durante 9 anos, na frente do templo. Após testemunhar tamanha disciplina, Batuo aceitou o grande sábio como seu mentor.



_______________________________________________________
Os 18 movimentos de Bodhidharma


Bodhidharma (Ta Mo em chinês) percebeu que seus discípulos, embora fossem estudantes sérios de seus ensinamentos não suportavam os longos períodos de meditação. Por isso, Ta Mo apresentou aos monges 18 exercícios “Shin Pa Lu Han Shao” ou as 18 mãos de Lou Han. Uma vez que Ta Mo pertencia à classe guerreira hindu, ele aprendeu “Vayramushti”. Acredita-se que os 18 exercícios sejam movimentos básicos desta antiga arte.
Os monges deixavam o templo para mendigar dinheiro, comida, etc.. Era uma prática de Buda e que lhes ensinava a humildade além de ajudar na manutenção do templo. A província de Honan estava dividida entre a dinastia Liang e o reino Wei, onde bandoleiros e assaltantes constituíam uma ameaça constante a bens e pessoas. Esses bandidos sabendo de suas práticas faziam emboscadas roubando e até matando os monges, foi então que estes, aprenderam o aspecto de combate dos 18 movimentos ensinados por Ta Mo, usando como método de defesa.

_______________________________________________________
O famoso “Boxe do Templo”


Anos mais tarde um jovem rico (Chue Yuan), se converteu em monge Shao Lin. Chue Yuan já era adepto de uma forma rudimentar de Kung Fu e, ao assistir os 18 movimentos de Shao Lin, combinou-os com seu conhecimento e produziu 72 técnicas. Essas foram expandidas para 170 pelos mestres Chue Yuan, Li Cheng e Pai Yu Fend, ficando a técnica conhecida como Shao Lin Kung Fu. Foram divididos em 5 grupos de animais: Dragão, Tigre, Pantera, Grow e Serpente.
 Apesar de Shao Lin Kung Fu ter suas bases nos 18 movimentos é errôneo a afirmação de que Ta Mo seja o “pai” da arte marcial no templo. Alguns estudiosos afirmam que a prática de artes marciais no templo se iniciou com dois discípulos de Batuo.
Todos compartilham da idéia de que Shao Lin Kung Fu foi criado e desenvolvido pelos monges do templo ao longo dos anos. Existiram vários outros templos pela China, mais eram mantidos em segredo, devido a perseguição imperial. Um exemplo desses templos foi Fukien, o segundo mais lendário dos templos Shao Lin.
Na sua história o templo Shao Lin foi afetado por inúmeros incêndios, mas o mais catastrófico ocorreu em 1628. Chang Kai Shek, um senhor da guerra, ateou fogo ao templo que queimou por 40 dias, destruindo documentos valiosos sobre a prática de Shao Lin Kung Fu. Os monges também lutaram a serviço do imperador vencendo várias batalhas. O método se desenvolveu tanto no templo de Honan como nos outros 5 templos, surgindo vários estilos e práticas com armas como: lança, espada, facão, punhal, etc.. Grande parte desses estilos foram desenvolvidos fora do templo de Honan devido a dispersão de monges por vários motivos, não só na China como também em outros países. Daí a influência de Shao Lin Kung Fu sobre as outras artes marciais do oriente.
Só como exemplo, em 1650 Chi Gen Pin, um monge Shao Lin, se exilou no Japão e criou a escola Kito Ryu; ancestral do Judô.




         “O verdadeiro Kung Fu vem com                   o conhecimento do básico...
       Uma base sólida é o caminho para                    o      domínio da arte.”
 









_______________________________________________________ Grão Mestre Chan Kowk Wai
(Shi Zhang Chen Guo Wei)


Nascido em 1936 na cidade de Taishan, província de Cantão, Chan Kowk Wai iniciou seu treinamento aos quatro anos de idade; ele assistia escondido às aulas de Choi Li Fat ministradas pelo Mestre Chan Cheok Sing aos aldeões. O jovem Chan foi pego por um dos alunos mais velhos e foi levado à presença do Mestre, que ao invés de repreendê-lo aceitou-o como aluno devido a sua dedicação. Chan Kowk Wai treinou somente o estilo Choy Li Fat até os quatorze anos de idade.
No ano de 1949, com a proclamação da República Popular da China, Chan mudou-se com a sua família para Hong Kong e lá continuou o seu aprendizado com o seu tio Ma Kin Fong, mestre de Lo Hon Kuen (um dos muitos estilos criados dentro do Mosteiro de Shaolin).
O Grão Mestre Yim Sheung Mo mudou-se para Hong Kong pelos mesmos motivos e se hospedou na casa da família de Chan Kowk Wai onde estabeleceu sua escola; assim o jovem Chan teve a oportunidade de aprender o Shaolin do Norte. Sua dedicação foi intensa, treinando e aprendendo dia e noite com o Mestre Yin Sheung Mo. Tal dedicação o fez herdeiro do estilo Shaolin do Norte, das técnicas de Chi Kung Marcial e massagem curativa.
Também se tornou mestre e herdeiro de outros estilos que aprendeu com mestres apresentados pelo seu mestre Yim Sheung Mo, como: Louva-a-deus Sete Estrelas com o Mestre Won Hong Fan, Garra de Águia com o Mestre Ching Jim Man e Hung Sing Choy Li Fat com o Mestre e conceituado médico Yin You Chin. Todo o conhecimento adquirido em uma década exigiu grande dedicação e tornou o Grão Mestre Chan Kowk Wai um dos mestres mais respeitados dentro e fora da China.
Chegando em 1960 no Brasil, Grão Mestre Chan participou da formação do Centro Social Chinês, onde ministrou aulas de Kung Fu por doze anos. Chan Kowk Wai também ministrou aulas na USP durante sete anos.
Em 1970 fundou a Academia Sino Brasileira de Kung Fu e desde então formou vários professores que perpetuam seu conhecimento por todo o Brasil e em outros países como Espanha, Estados Unidos, Argentina e Chile.
Grão Mestre Chan Kowk Wai leciona diversos estilos de Kung Fu na matriz da Academia Sino Brasileira, dentre os quais estão: Choy Li Fat, Shaolin do Norte, Tam Tui, Tcha Chuan, Lo Hap, Tong Long, Garra de Águia, Xing Yi, Pa Kua, Tai Chi Chuan, Pa Ki e Palma de Ferro.



_______________________________________________________
Katis do Sistema Shao Lin do Norte


1º Kati – Lian Bu Quan – Rotina Treina Passos
             Lian – Treina / Bu – Passos / Quan – Rotina                 
2º Kati – Duan Da Quan – Ataque curto
             Duan – Curto / Da – Ataque
3º Kati – Mei Hua Quan – Flor de ameixa

4º Kati – Chuan Xin Quan – Fura coração
             Chuan – Atravessar, atacar / Xin – coração
5º Kati – Wu Yi Quan – Habilidade Marcial

6º Kati – Ba Bu Quan – Puxa Passos
             Ba – Puxa / Bu – Passos
7º Kati – Zuo Ma Quan – Montando a cavalo
             Zuo – Sentar / Ma – Cavalo
8º Kati – Ling Lu Quan – Mostra caminho
             Ling – Conduzir / Lu – Estrada
9º Kati – Kai Men Quan – Abrindo a porta
             Kai – Abrir / Men – Porta
10º Kati – Lian Huan Quan – Círculo contínuo
              Lian Huan – Seqüência, normalmente em forma circular
11º Kati – Fa Shi Quan – Kati ritual
              Fa – Ritual / Shi – Estilo

Ki Mei Kwan – Bastão
Lo Hap Tao – Facão
Loong Chien Pak Siu Lan – Espada
Ma Man Tao – Punhal

Lien Hua Tiao Tien – Kati de Águia
Lien Hua – Flor de Lótus / Tiao – Pular /
Tien – Divisão com água no meio para proteção




_______________________________________________________
Armas do Sistema Shao Lin do Norte


-         Bastão: É à base das armas longas e quase sempre a primeira que o praticante aprende. Existem vários Katis para esta arma cujos efeitos são mortais.
-         Facão: Presente em quase todos os estilos de Kung Fu, geralmente as técnicas se caracterizam simples, porém extremamente eficientes na conclusão dos golpes.
-         Espada: Seu uso exige grande habilidade, pois se trata de uma arma leve que nunca deve chocar-se direto com a arma adversária. Sendo duplamente cortante, requisita do aluno reflexos rápidos, “atenção” e estabilidade na movimentação.
-         Punhais: Eram utilizados nas lutas corporais. É perigoso até para quem o usa, podendo se não houver o devido cuidado, acarretar em ferimentos decorrentes de sua utilização. Hoje faz parte dos treinos por se tratar de uma arma tradicional.
-         Armas Longas: Lança, facão de punho longo, Kuan Tao, tridente, vara de pescador; eram habitualmente usados a cavalo. São capazes de desenvolver a coordenação de um praticante entre os braços e o restante do corpo.
-         Bastões  Bi – articulados: Uma parte longa e a outra curta, bastante eficiente, pois a ponta articulada exerce a função de uma corrente.
-         Bastões  Tri – articulados: Considerado como a mais difícil de manejar entre as armas longas. Possui ao mesmo tempo as características de bastão, corrente de bastão curto, sendo ensinados apenas para alunos mais experientes.
-         Ganchos: Conhecido como o rei das armas, possui corte e pontas em toda a sua extremidade, exceto o lugar por onde é segurado. É capaz de fazer frente, em combate, a qualquer arma. Seus movimentos são adaptados para desarmar o adversário.
-         Corrente: Uma das armas mais difíceis de ser manejada, muito útil, eficaz e exige anos de prática para um bom e total aperfeiçoamento.
Nunchaku: Uma arma muito conhecida por ser difundida através dos lendários filmes de Bruce Lee e por sinal muito eficiente.
_______________________________________________________
Outros estilos


Shao Lin do Sul (Tsai Li Fu) – Ao contrario do estilo do Norte, utiliza mais braços em movimentos curtos e fortes. Além dos socos usa as mãos em posição de guarda imitando a pata de um tigre.
Louva a Deus (Ton Long) – Utiliza a mão em forma de ganchos, bastante eficiente para chaves de braços e a decorrente imobilização do oponente. Há vários estilos de Ton Long: O estilo ensinado na escola Shao Lin pelo Mestre Chan Kwok Wai é o Louva a Deus 7 estrelas.
Lou Han – É uma variante do sistema Shao Lin, caracterizado por pulos e desvios rápidos.
Sistema Interno – Caracterizado pelos movimentos circulares e suaves, sem a aparente utilização da força física e sim dos fluxos e canais energéticos (Chi).
Tai Chi Chuan – São movimentos lentos e circulares envolvendo as mãos, os braços, o ombro, a cintura e as pernas; o corpo todo em sincronização sem limites. Visa combater a instabilidade gerada pela força bruta e atingir um equilíbrio físico e mental. Hoje é praticado como terapia devido aos seus benefícios a saúde.
Pa Qua – Ao contrario do Tai Chi, este estilo possui passos rápidos e posições que facilitam a mobilidade, os golpes são executados com as mãos em forma de pata. É feito em círculo com passos determinados, geralmente em número de 8 e é baseado nos diagramas do I Ching.
Chi I – É um estilo que se baseia tanto nas formas internas como externas. Sua defesa é executada desviando a força do oponente, fazendo-o desequilibrar-se e completando a seqüência com golpes de mãos fechadas ou chutes.
O aluno deve seguir o estilo principal que é o Shao Lin do Norte e conhecer vários outros estilos através de Katis, tanto de mãos como de armas. Cada estilo possui vários tipos de armas que podem variar de um simples bastão a complicada corrente. Todas as armas servem como prolongamento dos braços e dos movimentos e, além disso, são essenciais no desenvolvimento motor, principalmente da coordenação. Sua pratica constante caracteriza-se por ser um excelente exercício de modelação do corpo, constituindo ótimos resultados na formação e na melhoria das capacidades básicas deste.




_______________________________________________________
Sistema Shao Lin do Norte de Kung Fu – Wu Shu

Como pronunciar e escrever de 1 a 10 em chinês:
1.............……….................i
2...................……....….......ár
3..................………............san
4.......................……….......sz’
5..................………............úl
6..........................................lhó
7..........................................tchi
8..........................................bá
9..........................................jó
10.......................................shê

As três primeiras posturas básicas do Kung Fu Shao Lin:
1 – Ma Bu                               2 – Gun Bu                             3 – Shi Bu
Shao ______________ Jovem
    Lin  _________________  Floresta

_______________________________________________________
Alongamento e Flexibilidade

No que diz respeito às finalidades do alongamento e da flexibilidade e seus efeitos dentro da modalidade Kung Fu, reconhecemos que esta prática tem um papel importantíssimo, sobretudo:
-          Na prevenção de lesões
-          No ganho de amplitude muscular
-          No acompanhamento de todo trabalho de desenvolvimento muscular
-          No favorecimento do desempenho motor
-          Na obtenção de certo bem estar corporal
Lembre-se de fazer corretamente os alongamentos. Executa-los inadequadamente é pior do que não executa-los e pode provocar lesões.
Ao longo dos últimos anos temos visto corredores e outros atletas fazerem alongamentos, muitos deles de modo completamente errado. Fazem balanços de cima para baixo ou ficam lutando para se manter em posições dolorosas e a isto chamam de alongamento. O que fazem na realidade poderia ser denominado “dilaceramento e enrijecimento”. Apenas através do método de controle e relaxamento o alongamento será capaz de aumentar a flexibilidade e de reduzir a tensão muscular sem prejudicar os tecidos.
Sempre que tiver alguma dúvida a respeito de alongamentos, pergunte a seu professor que poderá orientá-lo corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário