Diversas formas de artes marciais muitas vezes são confundidas entre si. Kung Fu é o termo mais conhecido para designar todas as formas de artes marciais desenvolvidas e praticadas na China, berço das artes marciais.
O Kung Fu é uma luta marcial chinesa que surgiu há mais de 4000 anos. Um dos berços foi o Templo de Shaolin no Estado de Honan (norte da China), onde os monges, devido a sua dedicação e devoção, obtinham resultados excepcionais através do domínio técnico, físico e mental.
A principal característica do Kung Fu é os movimentos (ataque e defesa) baseados nos animais (dragão, tigre, leopardo, serpente, macaco, águia, luva-a-deus, garça, etc.), os elementos da natureza (água, madeira, fogo, terra e metal) e os princípios que regem o universo (Yin e Yang) que combinados com os movimentos criados pelos mestres, deram origem aos diversos estilos de mãos livres bem como uma grande variedade de armas.
O Kati é uma sucessão de golpes de ataque e defesa, disposta de maneira lógica e que determina as características do estilo. Um estilo pode ter vários Katis que normalmente obedecem a uma seqüência ordenada para aprendizado, de acordo com o estágio de evolução, complexidade dos golpes e técnicas de luta.
O estilo Shaolin do Norte é composto de dez Katis, fazendo parte dos treinamentos, o uso de vários tipos de armas tais como: bastão, facão, espada, punhais e vários tipos de lanças.
O Tigre nos ensina a força,
O Leopardo nos ensina o poder,
A Cobra nos ensina a flexibilidade e resistência rítmica,
A Garça nos ensina a graça e harmonia fluídica,
O Macaco nos ensina a agilidade e astúcia natural,
A Águia nos ensina a garra,
O Louva-a-deus nos ensina a leveza, e
O Dragão nos ensina a cavalgar o vento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário