O Wushu Moderno foi introduzido no Brasil na década de 1980 pelo Professor Thomaz Hon Kit Chan, enviado à China por seu pai, o Grão Mestre Chan Kowk Wai, para aprender o esporte. Desde então o esporte vem crescendo e há atletas de todo o Brasil interessados nessa modalidade esportiva. Hoje o Professor Thomaz Chan é o Diretor Técnico Geral da Confederação Brasileira de Kungfu/Whushu e Técnico da Equipe Hon Kit de Wushu Moderno.
A Academia Sino Brasileira de Kung Fu, representada pelo Grão Mestre Chan Kowk Wai, entende que o treino do Wushu Moderno deve estar sempre aliado ao treino da Arte Marcial Tradicional, ou seja, ao Kungfu/Wushu Tradicional. Em respeito à origem marcial do Wushu Moderno e seus Veneráveis Mestres, por determinação do Professor Thomaz Chan, todos os atletas integrantes da Equipe Hon Kit de Wushu Moderno devem estar necessariamente vinculados a uma linhagem de estilo de Kungfu/Wushu Tradicional e/ou coligados à Confederação Brasileira de Kungfu/Wushu (CBKW).
A importância do legado Marcial (compilado do site www.iwuf.org)
A arte marcial tradicional, ou o kungfu/wushu tradicional, é a raiz do wushu moderno. Esta tradição se desenvolveu dentro de vários estilos, sempre mantendo suas próprias e rigorosas leis. A despeito da Revolução Cultural ocorrida na China, o Wushu Tradicional continua sendo praticado não só na China como em todo mundo. Um legado cultural que é passado de mestre para discípulo há muitas gerações e que vem mantendo suas tradições mesmo na nova era da globalização. O Wushu Tradicional tem um papel importante dentro do cenário cultural e esportivo da China. Além disso, sua prática proporciona bem-estar, saúde, prontidão para autodefesa e principalmente educação através de valores éticos.
É esse legado marcial que deve impulsionar o wushu moderno como esporte hoje, para que se torne um esporte para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário