O Wushu Moderno é um esporte baseado nas artes marciais chinesas tradicionais, ou seja, no Kungfu/Wushu Tradicional. Com a fundação da República Popular da China, nos anos 1950, o Presidente Mao Tse Tung determinou que o “velho deveria servir ao novo” e instruiu os mestres de Wushu/Kungfu Tradicional a criar um esporte novo para a sociedade socialista moderna. As bases do Wushu Moderno são os estilos do Shaolin do Norte, Cha Quan, Hua Quan, Hong Quan entre outros. O novo esporte enfatiza o exercício e o desenvolvimento atlético bem como a defesa pessoal, sendo importante ter a capacidade de demonstrar intenção e espírito de luta.
Originário da China, o wushu é uma tradição rica em conteúdo que se manifesta em diversas formas e estilos. Em seu longo processo de evolução, o wushu, sinônimo de “arte marcial”, foi também chamado de “guoshu”, bem como “gongfu” e no Brasil e EUA de “kungfu”.
As origens do wushu remontam à antiguidade chinesa, quando seus ancestrais lutavam duro pela sobrevivência. Durante o longo período de guerras o wushu foi usado pelos exércitos a fim de subjugar o inimigo, mas também pelo povo com o objetivo de autodefesa e treinamento físico, bem como para uma vida saudável.
Durante sua evolução e desenvolvimento chegando aos dias de hoje, o wushu foi dissociado de sua finalidade bélica ou militar. Contudo em seus movimentos básicos de ataque e defesa, no wushu moderno a intenção marcial persiste. As duas disciplinas básicas do wushu moderno são: “taolu” (rotinas) e “sanshou” (luta).
Nenhum comentário:
Postar um comentário