terça-feira, 5 de abril de 2011

Chin na - tecnicas de pontos de pressão.

CHIN NA
A palavra Chin Na ou Qinna (擒拿), pode ser traduzida como capturar (Chin) e controlar (Na). Partindo desta definição, entende-se que o maior propósito do Chin Na é interceptar uma ação agressiva, capturar e, torcendo ou pressionando pontos sensíveis no corpo do oponente, neutralizá-lo, temporária ou definitivamente.
Trata-se de um conjunto de técnicas marciais chinesas que faz uso de torções, chaves de articulações e pontos de pressão para imobilizar o oponente.
Existem técnicas avançadas de Chin Na que, se aplicadas por um conhecedor, podem causar desde paralisia ou inconsciência, momentânea ou até a mutilação.
A localização de algumas cavidades ou pontos, são mantidas em segredo pela maioria dos estilos, por motivos óbvios.
Nas técnicas de agarrar e pressionar, as aplicações partem de um mesmo princípio, mas, primeiro, é necessário que se entenda as funções dos músculos, se a sua função é estender ou retrair. Um bom exemplo é o bíceps e o tríceps; um músculo é responsável em retrair o braço e o outro em estendê-lo.
Quando qualquer destes músculos são agarrados e pressionados em zonas sensíveis, eles são forçados a uma posição incômoda causando dor ou paralisia local, em virtude da agitação dos nervos.
A aplicação do Chin Na é bastante usada em quase todos os estilos de artes marciais chinesas e algumas vezes combinado com o shuaijiao (técnica corporal de luta chinesa).
Por exemplo, este é um dos aspectos marciais aplicados no Tai Chi Chuan, que tem como objetivo principal o desenvolvimento da força interna (chi) para a saúde e a marcialidade.
As técnicas de Chin Na são muito indicadas para defesa pessoal, são técnicas diversificadas e eficazes para a maioria dos ataques.
Existem muitas ligações entre as teorias das técnicas de Chin Na  e as técnicas da medicina tradicional chinesa, conhecida como Tui Na (推拏), a diferença está na intenção do agente em usar o conhecimento para a cura ou para repelir uma agressão.
 
 
 
        CHIN NA DE SHAOLIN

É uma técnica de agarrar e controlar seu oponente, usando o TIEN HSUEH (ataque aos pontos vitais do adversário). O Chin Na de Shaolin é a técnica mais antiga de agarrar e projetar seu oponente, originando dela as técnicas de Aikidô, Jiu-Jitsu, etc.
Quando os monges de Shaolin usavam as técnicas de Chin Na eles conseguiam capturar seus oponentes e interrogá-los sem infringir suas regras religiosas de NÃO MATAR.
Na dinastia CH’ING (1644 – 1911 d .C.) o Chin Na evoluiu como um sistema completo de capturar e interrogar onde o Exército chinês e sua polícia chinesa passaram a usar com freqüência estas técnicas.
No Chin Na não existem formas (katis), só técnicas de aprisionamento como o TSOUH GUU (deslocamento de ossos), FEN GIN (dividir músculos e tendões), BIH CHI (impedir a respiração) eTIEN HSUEH (pressionar cavidades e artérias).
FEN GIN ou Zhua Jin: É separado em 3 aplicações técnicas: torção, agarramento e pressão. Os dois últimos são classificados por si só como Chua Jin (agarrar o músculo).
TSOUH GUU: Consiste em colocar bastante tensão nas juntas a fim de desdobrá-las, causando um total deslocamento. Com o deslocamento, o praticante criou duas situações que pode levá-lo ao controle total de seu oponente.
BIH CHI ou Bi Qi: É necessário um profundo conhecimento de sistema nervoso e dos meridianos para obter sucesso com essa técnica.
Usando a força adequada para romper os nervos causando uma contração muscular que apertando os pulmões com tal força que a pessoa será rendida pela dor e pela falta de oxigenação. A localização dos músculos envolvidos no uso do Chin Na estão no plexo-solar, no ombro, na lateral do peito e lateral da cintura.
Interromper o pulso, o praticante ataca a veia jugular e artéria carótida, em ambos os lados do pescoço, comprimindo-os. Isso interrompe a circulação de sangue ao cérebro, e, em poucos segundos, perderá os sentidos.
Um verdadeiro conhecedor desta técnica, tem que saber, também, técnicas de TUI NA (digito pressão), para reanimar seu oponente quando necessário, isto porque as artérias quando atacadas permaneceriam fechadas por tempo suficiente para causar sua morte. 
TIEN HSUEH: Baseia-se em ataques nas cavidades com socos, agarramentos, tapas, etc. Causam paralisia local, dor aguda e até a morte.
Existem 108 cavidades popularmente usadas no Chin Na, 72 são usadas para causar paralisia local ou inconsciência, enquanto 36 são fatais. As cavidades que causam paralisia local, estão localizadas nos meridianos que controlam as áreas não vitais. As cavidades fatais se encontram nos meridianos conectados aos órgãos internos. São meridianos absolutamente vitais para a circulação do CHI.
 
 
        YUE FEI

Yue Fei (岳飛) nasceu em 17 de março de 1103 e faleceu em  27 de janeiro de 1142. Foi um líder militar chinês patriota e nacionalista que combateu pela Dinastia Song contra o exército Jurchen da Dinastia Jin (1115-1234).
A este General foi atribuída a codificação das técnicas milenares do Chin Na que hoje integram a maioria dos estilos do Kung Fu chinês.
Sobre este lendário general chinês, também conhecido como Wu Mu, conta-se que certa vez venceu um exército de vinte mil homens com apenas quinhentos soldados.
Segundo a lenda, antes que saísse para se unir ao exército em 1122 a mãe de Yue Fei tatuou quatro ideogramas em suas costas: seu significado, "servir o país com lealdade" (精忠報國). Esta tatuagem seria uma lembrança constante do seu dever de proteger a China a qualquer custo.
Foi traído por ministros do imperador que recebendo suborno do inimigo que não conseguia vencê-lo, acusaram-no de traidor e foi enforcado.
Ainda segundo lendas, Yue Fei desenvolveu o estilo de arte marcial conhecido como Hsing-I Chuan.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário