terça-feira, 5 de abril de 2011

KUNG FU.

KUNG FU

Wushu (武術 ou 武术), que literalmente significa artes marciais (Wu=guerra e Shu=arte), é mais conhecido no ocidente, erroneamente, pelo termo Kung Fu (功夫), que pode ser traduzido como "tempo e habilidade" ou "trabalho duro". No mesmo sentido, também se utiliza na China o termo Kuo Shu (arte nacional) para designar a arte marcial chinesa.

É um sistema de luta de origem chinesa que possui movimentos elegantes e de extrema eficácia.
Sua origem é envolta por muitas lendas, mas seus primórdios podem ser encontrados na pré-história, onde os ancestrais eram obrigados a lutar contra animais selvagens e outros homens. A civilização chinesa com uma história de 5.000 anos e no curso das lutas entre tribos, notou-se que para obter sucesso era necessário não apenas ter boas armas, deveriam desenvolver suas capacidades físicas e habilidades em combate através


de intensivos treinamentos em tempo de paz, assim sendo, originou-se o Kung Fu que hoje é praticado no mundo inteiro.

Na época das lutas contra o imperador Amarelo, praticava-se o jiadi, no qual os contendores lutavam utilizando capacetes com chifres. Outro tipo de disputa era o ganqiwu, onde os lutadores utilizavam machado e escudo. Na dinastia Zhou (séc. XI - 221 a.C.) praticava-se o Shuai chiao, e o uso da espada também era muito popular naquele tempo. No período dos Estados Combatentes introduziu-se o Kung Fu na formação dos exércitos, para toná-los verdadeiramente fortes, assim o Kung Fu tomou uma denotação de Arte da Guerra.

Naquela época, algumas mulheres seguiram entre os mais destacados mestres no manejo da espada. Uma delas, chamada Yue Nu, foi convidada pelo Imperador Gou Jian a formular suas teorias, que foram altamente apreciadas por seus contemporâneos e gerações posteriores. O termo oficial para o Kung Fu naquela época era chi chi wu,os mesmos caracteres que os usados para o ju jutsu japonês.


Na dinastia Han posterior (25 - 220 d.C.) foi criado o wuquinxi, o jogo dos cinco animais (tigre, cervo, urso, macaco e pássaro). Seu criador foi Hua Tuo. O wuquinxi auxiliava a tornar flexível o corpo e estimular o apetite. Na dinastia Jin (265 - 420), o wu shu recebeu influências budistas e taoístas. Foi nesta época que o médico Ge Hong criou o Chi Gong.

Na dinastia Tang, o sistema de promoção no exército era feito através de

testes baseados no Kung Fu . Na dinastia Song (960 - 1279) , organizaram-se uma série de associações de Kung Fu e os mestres apresentavam-se em público.

Na dinastia Ming (1368 - 1644) , o wu shu prosperou como nunca. Qi Ji Quan, ilustre general, escreveu um livro que tratava de dezesseis diferentes estilos e formas com mãos livres e outros quarenta com lanças, espadas e bastões. Durante a dinastia Qing (1644 - 1911), proibiu-se a prática do Wushu, surgindo sociedades secretas para praticá-lo. Depois da introdução do comunismo na China, todas as tradições da Velha Sociedade foram proibidas, inclusive o Kung Fu.

O Kung Fu da atualidade inclui uma combinação de artes marciais, técnicas de treinamento e vários métodos de manutenção da saúde praticados pelo povo chinês desde a mais antiga época.


BODIDHARMA E O KUNG FU



Bodhidharma (também conhecido como Ta Mo, Dharuma e Daruma Taishi) foi o terceiro filho do Rei Sugandha do sul da Índia, foi um membro dos kshatriya, ou casta guerreira, e passou sua infância em Conjeeveram (também Kanchipuram ou Kancheepuram), a pequena província budista do sul de Madras. Ele recebeu seu treinamento em meditação budista do mestre Prajnatara, que foi responsável pela mudança do nome do jovem discípulo de Bodhitara para Bodhidharma.

Considerado o 28º Patriarca do Budismo, foi um excelente discípulo e logo se sobressaiu entre os colegas. Na meia-idade já era considerado um mestre budista. Quando Prajnatara morreu, Bodhidharma zarpou para a China. Duas razões existem para isso: foi um desejo de seu mestre, Prajnatara, no leito de morte; ou Bodhidharma ouviu falar dos religiosos na China e se entristeceu com o declínio da verdadeira filosofia budista lá.

Muitas lendas controversas relatam sobre sua atividade na China, mas a que mais diz respeito ao Kung Fu relata que ele viajou para a província Henan atravessando o rio Yuang-tse (diz a lenda) num bambu. Estabeleceu-se no monastério Shaolin (também chamado Sil-lum) no monte Shao-shih nas mostanhas Sung. Depois de chegar ao templo Shaolin, ele meditou em frente a uma parede por nove anos. Em sua meditação, fundou o budismo ch'an.


A lenda diz que além de formar o ch'an, Bodhidharma também fundou o Kung Fu. Contudo, nota-se que o Kung Fu já existia com muitos nomes diferentes por toda a história da China. Os monges do templo não mantinham nenhum tipo de exercício físico, somente exercícios para a mente, o que tornava seus corpos frágeis e doentes, acarretando até mesmo sonolência durante as meditações. Acredita-se que Bodhidharma tenha fundado uma série de exercícios que ajudavam a unir a mente e o corpo - exercícios que os monges guerreiros achavam benéficos a seu treinamento.

Em nenhum momento Boddhidarma pode supor que aqueles exercícios iriam evoluir e tornar-se-iam os princípios do que viria a se tornar o Kung Fu Shaolin.


O TEMPLO DE SHAOLIN



Ao norte da China, entre cinco cordilheias, está localizada a província de Henan onde foi construído no ano de 495 um templo de formação budista em uma pequena floresta nas montanhas Song próximo à cidade de Lo Yan.

O Kung Fu de Shaolin era ensinado aos monges do templo e em seu apogeu Shaolin contava com um exército de 5.000 monges, que treinavam com mãos livres, combates com armas, montaria e exercícios respiratórios.

Durante mais de um milênio, somente os monges podiam aprender artes marciais no mosteiro de Shaolin. No final da dinastia Ming, o imperador permitiu que o Abade superior Chiu Jin ensinasse o Kung Fu de Shaolin também a pessoas do povo. Essa abertura revolucionou a história do ensino do Kung Fu tradicional e trouxe grandes mestres.

O estilo Shaolin lapida caráter moral, promove ótima circulação, fortalece o corpo, cria coordenação nos membros, aumenta a agilidade da mente e do corpo, e treina as habilidades e técnicas a um nível tão elevado que, vitórias podem ser conquistadas em todos os tipos de conflito que na quase totalidade, sem confronto físico.


Como é a prática? O progresso é como o relâmpago. Retroceder é como o vento a cabeça se move como as ondas. Os pés são sólidos como as pedras. O corpo flui como um dragão voador. As mãos se movem como estrelas cadentes. Todos os movimentos provém da mente humana e das características do ser humano.

Os ataques são duros e fortes mas não excessivos, eles podem ser flexíveis como o junco sob a ação do vento mudando entre um tipo e outro de ataque. Os ataques contém dissimulações e golpes surpresa que se combinam para reagir contra as defesas do seu

inimigo no estilo Shaolin a defesa é gentil, macia porém não fraca. Os ataques são como os do tigre, violentos e apropriados. Se alguém desejar derrotar seu inimigo num combate, ele deve sobrepujar suas próprias fraquezas durante a prática.

A prática conduz à destreza, a destreza conduz à perfeição e a perfeição conduz ao sobrenatural. Quando se luta com o inimigo a mente é o imperador, o tronco é general, os membros são os soldados, os olhos e os ouvidos são os estandartes. Em combate, a paciência conduz à vitória.


NORTE E SUL



As características mais fortes nos métodos de prática dos movimentos estão na divisão regional, devido às diferenças geográficas. Apesar da China ser um país com diversos tipos de relevo e com todos os seus pontos cardeais naturalmente, no Kung Fu, para facilitar dividiu-se em apenas norte e sul.
O norte Chinês é mais montanhoso, com um clima obviamente mais frio. Os chineses do norte utilizavam-se de roupas mais grossas para melhor proteção do frio e possuíam as pernas fortalecidas devido à convivência nas montanhas. Sendo assim desenvolveram um Kung Fu de movimentos mais amplos, de forma a não ser atrapalhados pelas grossas roupas que coibiam alguns golpes. Valorizaram bastante os chutes, principalmente os mais altos, aproveitando as pernas fortes.
O sul Chinês possui relevo um pouco mais plano em relação ao norte, com maior abundância de rios e chuvas, com temperaturas mais elevadas. Por esta razão, os estilos de Kung Fu do sul da China desenvolveram-se com características diferentes aos do norte. As bases de pernas são mais baixas, ou seja, mais plantado ao solo, adaptando-se a situação geográfica da região sul daquele país. Com chutes mais baixos , sempre priorizando as pernas e o baixo ventre, e em menor quantidade, valoriza-se o uso dos braços através de socos, arremessos e agarramentos mais rígidos, visando uma luta mais breve.
Esta é apenas uma pequena descrição nas divisões mais marcantes entre os estilos do Sul e Norte da China. Naturalmente existem outros fatores que se fazem pertinentes sobre as diferenças estratégicas nas aplicações de suas técnicas, principalmente costumes, filosofias, religiões, culturas regionais etc.


O ESTILO SHAOLIN DO NORTE

O primeiro aluno do povo a se formar com o Abade CHIU JIN foi KAN FON HSI que por sua vez ensinou e formou MAN PON CHOY. Que, por sua vez, ensinou YIN TA KUNG e transmitiu sua arte para o seu filho YIN SAN SON.

Ele, repetindo o pai, ensinou o seu filho YIN KAI YUN, que por sua vez ensinou o famoso mestre KU YU CHEUNG, ele era o número um dos Cinco Tigres do Norte da China.

Ku Yu Cheung consagrou-se como um dos maiores mestres de sua época e muito famoso graças as suas demonstrações e técnicas. Em sua vida teve a oportunidade de aprender diferentes estilos com mestres renomados.
Abriu sua própria escola de artes marciais onde desenvolveu um programa de treinamento englobando o que havia aprendido em todos os seus anos de artes marciais, ficando conhecido como a “escola” de Shaolin do Norte.

Ku Yu Cheung ficou conhecido como o Mestre da Palma de Ferro e teve seu melhor aluno o mestre YANG SHEUNG MO, famoso mestre da Cabeça de Ferro.

Yan Sheung Mo transmitiu seus ensinamentos para o Grão Mestre CHAN KOWK WAI, seu melhor aluno e digno representante do estilo Shaolin do Norte.

O Shaolin do Norte mantém como base as 10 mãos de Shaolin e incorporou formas e técnicas adicionais como Luo Han, Liu He, Zha Quan, Tan Tui, entre outras.

O Shaolin do Norte preserva a arte marcial do Tempo Shaolin, abrigando eficácia e beleza nos movimentos. As técnicas estão divididas em 10 formas de mãos livres, sendo cinco curtas e cinco longas. No estilo encontram-se técnicas de mãos, aprisionamentos e ênfase nas técnicas de pernas, tendo o mais variado arsenal de chutes, chutes com giros e saltos, rasteiras, quedas e chutes múltiplos.

FORMAS DO SHAOLIN DO NORTE

Kati (Taolu) Nome em Chinês Tradução Aproximada

1º kati (básico) Lien Bu Chuan Passos de treino



Cinco formas curtas de Shaolin

2º kati 短打 Tuin Tá / Duǎn Dǎ Luta curta

3º kati 梅花 Moy Fá / Méi Huā Flor de ameixa

4º kati 穿心 Tchuin Sam / Chuān Xīn Fura coração

5º kati 武藝 Mo Ay / Wǔ Yì Artes marciais

6º kati 拔步 Pá Pou / Bá Bù Arte de mudar os passos



Cinco formas longas de Shaolin

7º kati 坐馬 Tchiu Má / Zuò Mǎ Montar cavalo

8º kati 領路 Lien Lou / Lǐng Lù Guia o caminho

9º kati 開門 Koy Moon / Kāi Mén Abrindo portas

10º kati 連環拳 Lien Mân / Liánhuánquán Ataque contínuo

11º kati 式法 Ce Fá / Shì Fǎ Técnicas habilidosas


O Kung Fu é uma arte marcial muito ampla e abrangente, tanto que existem muitas ramificações de técnicas e estilos.

Seguem algumas especialidades mais destacadas no Kung Fu:
ARMAS
CHI KUNG
CHIN NA
SANDA
SHUAI JIAO
WUSHU

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