sábado, 28 de maio de 2011

Cultura:Ópera de Beijn.(Pequim)

História


Ópera de Pequim tem uma história de mais de 200 anos. As melodias principais oriundos Xipi e Erhuang, em Anhui e Hubei, respectivamente, e sobre as técnicas de tempo de muitas outras óperas locais foram incorporados.

É geralmente aceita que a Ópera de Pequim gradualmente surgiu após 1790, quando os famosos quatro trupes ópera Anhui chegou a Pequim. Ópera de Pequim foram submetidos a um rápido desenvolvimento durante o reinado do Imperador Qianlong e da famigerada imperatriz Cixi sob o patrono imperial, e finalmente se tornou mais acessível às pessoas comuns.

Componentes


Nos tempos antigos, Ópera de Pequim foi realizada principalmente em céu aberto estádios nos mercados, ruas, casas de chá, pátios ou templo. A orquestra tinha que tocar alto e os artistas tiveram que desenvolver um estilo de cantar piercing, a fim de ser ouvido sobre as multidões. As fantasias eram uma coleção berrante nitidamente contrastantes nas cores porque os estádios eram escuros e iluminado apenas por lamparinas. É uma combinação harmoniosa de Grand Opera, Ballet e exibição acrobática, consistindo de dança, diálogo, monólogo de combate, acrobacia e mímica. Assim, um ator ou atriz na Ópera de Pequim tem para atender às necessidades mais do que em outras formas de arte cênica. Ele ou ela tem que ser um artista, um cantor e uma dançarina, ao mesmo tempo. Geralmente, leva o aluno mais de dez anos de treinamento para aprender a cantar e acrobáticos. Assim, é difícil ser um intérprete qualificado na Ópera de Pequim.

Band

A banda da Ópera de Pequim é constituído principalmente por banda orquestra e banda de percussão. O primeiro acompanha freqüentemente cenas pacíficas, enquanto a tarde segue frequentemente cenas de guerra e luta. Os instrumentos de percussão usados ​​incluem castanholas, tambores, sinos e címbalos. Uma pessoa normalmente desempenha as castanholas eo tambor simultaneamente, e é o maestro de toda a banda. Os instrumentos de orquestra são principalmente os Jinghu, o Erhu, o Huqin, o Yueqin, o Sheng (flauta de cana), o suona, a Pipa (alaúde) e outros instrumentos. A banda geralmente fica estágio esquerdo.

Cantando e Diálogo

Cantando na Ópera de Pequim consiste em uma pontuação de base Xipi melodias e sentimentos tristes. diálogo falado é feito de duas formas: Yuebai, que soa como a de Hubei e dialetos de Anhui, e Jingbai, que soa como o dialeto de Pequim. O primeiro é utilizado pelos personagens principais e grave e esta para papéis menores e frívola.

Funções


Há quatro papéis principais em Beijing Opera: Sheng, Dan Jing e Chou.

Sheng são os principais atores do sexo masculino e são divididos em LaoSheng, que usam barbas e representam os homens de idade; Xiaosheng, que representam os jovens; Wusheng, que são acrobatas que desempenham os militares e combatentes, e WawaSheng, que jogam filhos. Essas funções geralmente não usam pinturas faciais. Hongsheng, outra categoria de Sheng, cujo rosto está pintado de vermelho, principalmente execuções Guanyu (chinês Ares) e Zhao Kuangyin (o fundador da dinastia Song).

Dan são os papéis femininos. Antigamente, o termo significa "imitador de mulher." Ele é dividido em várias categorias: LaoDan, as senhoras de idade e CaiDan. os comediantes do sexo feminino. Wudan jogam normalmente mulheres militares ou não militares capazes de artes marciais. A categoria mais importante, Qingyi, jogam normalmente senhoras respeitáveis ​​e decentes em trajes elegantes. HuaDan são animadas e inteligentes meninas, geralmente em trajes curtos.

Jing, que são mais frequentemente do sexo masculino, são os papéis cara-pintadas representando guerreiros, heróis, estadistas, aventureiros e demônios. Jing é geralmente categorizada em Zhengjing, Fujing e Wujing.

Chou refere-se a palhaços, que são distinguidos por uma mancha branca no nariz. Normalmente, manchas brancas de diferentes formas e tamanhos são utilizados para distinguir as funções de carácter diferente. Estes palhaços não são definitivamente velhacos, e na maioria das vezes eles desempenham funções de inteligência, vigilância e humor. São esses personagens que manter o público rindo, e ironiza improvisar nos momentos certos para aliviar a tensão em alguns jogos sérios.

Pintura Facial (Máscaras)


Diz-se que esta arte especial derivada da ópera chinesa tem origens diferentes. Mas não importa que sua origem é, a pintura facial vale a pena apreciar pelo seu valor artístico. As pinturas são representações dos papéis dos personagens. Por exemplo, um rosto vermelho geralmente representa o papel de coragem, sinceridade e lealdade, um rosto branco simboliza a traição de um papel sinistro e astúcia, um rosto verde descreve ranzinza teimosia e impetuosidade, e falta de auto-contenção. Além disso, o padrão da pintura facial é significativa. Em uma palavra, a composição original da ópera permite que os personagens no palco para revelar-se voicelessly. Na Ópera de Pequim, mais de mil pintado padrões faciais são usados. Cada padrão faz com que mudanças sutis e interessantes para o padrão padrão facial.

Simbolismo


Simbolismo prevalece na Ópera de Pequim. O palco da Ópera de Pequim não conhece limites no espaço ou no tempo. Pode ser a configuração para qualquer ação. na qualidade do performer é na maior parte da pantomima. Footwork, gestos, e vários tipos de movimentos do corpo pode retratar e simbolizam as ações de abrir uma porta, subir um morro, subir escadas, ou um barco a remo. Quando a moça está fazendo trabalhos de agulha, ela não tem nem discussão, nem uma agulha nas mãos. Quando uma senhora está andando em uma carruagem, o artista tem realmente a andar flanqueado de cada lado por uma bandeira com borlas de cor representa a cavalo. Quatro generais e quatro soldados representam um exército de milhares. Portanto, cada ação de um ator da Ópera de Pequim é altamente simbólico.

Trajes, propriedades fazem estágio-up, e identificar o personagem e seu ou seu papel na ópera. Outro ainda, e sutil, componente do repertório de um ator é o gesto estilizado, usado para expressar sentimentos particulares. Há centenas de gestos simbólicos com as mangas, mãos, dedos, pés e pernas. Para o apreciador de ópera, é a execução desses movimentos que marcam a distinção de grandeza para o ator. Por exemplo, quando um ator arremessa as duas mangas em uma direção, enquanto enfrenta o outro, isso simboliza a tomada de uma decisão ou a raiva.

Até a fase em que o desempenho não tem lugar é uma grande preocupação, os adereços são muito básicas e geralmente incluem uma mesa (s), cadeira (s), e de cortina (s), que representam simbolicamente a montanha do trono, e bem , respectivamente. Imaginação é o que mantém o show juntos e mantém os espectadores intrigados.

Traje

Os trajes da Ópera de Pequim em impressionar o público com suas cores brilhantes e bordados magníficos. Alguns dos trajes usados ​​nas performances atuais têm uma semelhança com a moda da Dinastia Ming (1368-1644). O uso de cores indicam o status social diferentes: amarelo para a família imperial, vermelho para alta nobreza, vermelha ou azul para os homens na posição vertical, branca para os funcionários antigos e preto para cada função. Um estudante normalmente usa um vestido azul, um general usa uma armadura acolchoada, e um imperador usa uma túnica dragão. Além de roupas lindas e cocares, cintos de jóias para homens e enfeites de cabelo para as mulheres também são usados ​​na Ópera de Pequim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário