domingo, 29 de maio de 2011

O homem que tentava mover montanhas

Num vale cercado por duas imensas montanhas vivia um velho. Seu apelido era Velho Louco porque ele sempre inventava projetos impossíveis.
Certo dia, o Velho Louco ficou cansado de ter que dar a volta nas montanhas para sair do vale. Reuniu sua familia e declarou: __ Precisamos remover essa montanha que fica no meio do caminho!
Seu filho e seu neto ficaram muito animados com a idéia e queriam começar a remover a montanha imediatamente.Mas a mulher do velho ficou brava: __ Você já tem noventa anos!Você não tem força para remover montanha nenhuma!Será que isso não é outra de suas famosas loucuras? Como é possível alguém da sua idade remover uma montanha? Mas o velho não desistiu de sua idéia. __ Podemos transportar a terra das montanhas para o mar! No dia seguinte o Velho Louco seu filho e seu neto, munidos de pás e enxadas, caminharam em direção às montanhas. Nisso, receberam a ajuda de outro jovem que vivia perto.Juntos os quatro trabalhavam dia e noite. Quando chegou o inverno,um sábio da cidade resolveu demovê-los de sua idéia, temendo que morressem de frio.Ele disse:__ Velho Louco na sua idade já devia saber que sua idéia é maluca! Você está fraco. Como pode achar que irá remover uma montanha? O Velho Louco suspirou e respondeu:__ Sua cabeça é dura demais. Até uma criança é mais sábia que você. Não dá para perceber que, mesmo que eu nunca termine esse trabalho, meu filho e meu neto o levarão adiante? E se eles não conseguirem remover essa montanha, virão seus filhos e netos para continuar. A montanha por sua vez não cresce. Então se cada geração tirar um pedacinho dela, um dia ela desaparecerá. Sem argumentos para defender-se, o sábio partiu. O tempo passou, o Velho Louco e seu filho continuaram escavando a montanha. Mas embora as pessoas, fizessem piadas sobre eles, os espíritos da montanha ficaram preocupados. Eles perceberam que o Velho Louco era determinado e que a montanha, com o tempo realmente desapareceria, mesmo que só acontecesse num futuro remoto. Assustados, os espíritos dirigiram-se aos senhores do céus e eles contaram o que acontecia. As divindades ficaram curiosas com a atitude do Velho Louco e decidiram auxilia-lo. Certa noite, enviaram dois gigantes para levar as montanhas embora; Uma foi carregada para o leste, a outra para oeste. Na manhã seguinte, quando as pessoas olharam pelas janelas, as montanhas que bloqueavam o caminho tinham, simplesmente, desaparecido.

Lieh tse

Nenhum comentário:

Postar um comentário